07 dez, 2008

[The Drunken Orc] MMO de turno?

Postado por Magaiver em The Drunken Orc

Como eu havia prometido faz tempo (e como eu sou péssimo com promessas…), iria fazer um Drunken Orc todo domingo, no caso, hoje. E como hoje ainda é hoje até a 00:00h, então ainda estou certo XD.

O assunto de hoje é uma coisa que eu estava pensando faz tempo, que era a respeito dos MMO’s de turno. E nesses pensamentos, eu meio que percebi uma coisa bem estranha. Quer saber o quê? Então clique no link abaixo.

Eu lembro quando lançou o Dofus no Brasil, e eu havia sido convidado pelo pessoal da Ankama para poder dar uma olhada. No começo eu fiquei meio com receio, já que pensei: “um MMO de turno? Que coisa brega!”. Mas isso agora não vem ao caso. Pra variar, lá vai eu com meus pensamentos. Como poderia existir um MMO de turno? Como eu faria pra dar PK? Como eu veria o povo lutando? E fui viajando. E cheguei a seguinte teoria: Todos os MMO’s são de turno.

Mas como assim Bial? Deixa que eu explico. Mas primeiro, vamos a um exemplo. O que é um RPG de turno? É aquele que cada um tem a sua vez de atacar. Agora abra a sua mente e pense em um MMO. Para ficar mais fácil, vou citar o exemplo do Tibia.

Tibia cada um tem a sua vez de atacar. O que ocorre é que aqui não tem a pausa para você planejar os seus próximos passos, tudo ocorre automático. Você ataca, o inimigo ataca. Você ataca, o inimigo solta uma magia. Você se cura e o inimigo ataca. Você ataca e o inimigo morre. Pronto, turno acabado. O delay até o próximo ataque é de acordo com o tipo de arma que você usa, como por exemplo, um martelo, que demora mais para atacar. 

Entenderam a idéia? Agora expanda ela para os outros jogos, daqueles em que você fica parado só atacando e soltando magia. Não é a mesma coisa? Se fosse realmente isso, a divisão não poderia ser “MMO de turno” e “MMO de não-turno”. Deveria ser de “Turno Travado” e “Turno corrido (ou algo semelhante)”.

Mas como isso aqui é um Drunken Orc, e não um post normal, pode ser que algumas idéias possam estar falhas, e é aqui que vocês entram. O que acham do pensamento? Está certo ou errado?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários
  • Allnet

    8 de dezembro de 2008 às 1:48

    Pensamentos regados a mulher barata e vinho???

    Em jogos em turnos como Dofus você tem a opção de andar, e dependo dos pontos de movimentos de cada um a história muda completamente e não fica só no bate, cura…
    Sem falar nas magias que retiram os pontos de ações e movimentos, aí sim as batalhas tomam novos rumos mesmo. (como disse o Hodes)

  • Allnet

    8 de dezembro de 2008 às 1:49

    E a imagem que esta postada é do Wakfu e não do dofus

  • SPOOK

    8 de dezembro de 2008 às 2:46

    Falando nisso, entendi o que o Magaiver quis dizer. Tipo, a maioria dos MMO funciona assim mesmo: eu te ataco, vc me ataca, e assim vai.
    O que eu curto em alguns MMO (tipo WoW, Guild Wars, Warhammer e outros) é que a habilidade do player faz toda diferença. Se você consegue prever ou antecipar o movimento do outro jogador (como se fosse em turnos) você com certeza terá grandes chances de sucesso. Tudo depende de você atacar/soltar magia no tempo/turno certo.
    Pensando assim, sim, todo MMO gira em torno de turnos de ataque e defesa.

  • SPOOK

    8 de dezembro de 2008 às 2:49

    na maioria dos jogos de "ação corrida" você antecipar um movimento do seu adversário é meia vitória.
    Tipo, pega WoW você jogando na arena. De tanto jogar, você já sabe mais ou menos o que cada classe vai fazer em determinado tempo da luta, assim vc se antecipa e ganha vantagem.

  • Kirah

    8 de dezembro de 2008 às 5:18

    Acho sinceramente que está errado. Entendo seu ponto de vista, ao dizer que estamos jogando em turno, visto que temos nossas jogadas, mas a sacada dos turnos é justamente o fato de que há um delay padronizado. Cada um tem a sua vez. Tome como exemplo, hm, os duelos do Metin2. Lá, cada um ataca livremente e (supostamente) sem turnos. Você pode atacar seu inimigo seguidas vezes enquanto ele fica sem reação. Você pode dar um ataque e usar uma poção ao mesmo tempo. Pode dar um bost no meio de um combo.

    Diferente de um real duelo por turnos, em que, no mínimo, você não poderia usar um heal, um bost e atacar em um mesmo "turno."

    A não mencionar que o delay é zero. ._.

    Eu acho.

  • Tio Frodo

    8 de dezembro de 2008 às 12:05

    certo…
    agora que se falo nisso eu percebi isso tbm o.o

  • Hodes

    8 de dezembro de 2008 às 12:06

    Não sei se entendi, você quis dizer que em jogos como Tibia, tudo ocorre num TURNO só?
    Se for isso nem concordo, acho que turno é diferente de "ao vivo", e não podemos dizer que uma luta seja um turno. ;x
    Turno pra mim é cada um ter sua vez e enquanto um realiza suas ações os outros observam.

  • Hodes

    8 de dezembro de 2008 às 12:11

    Aaah agora entendi o que você quis dizer e ainda não concordo, as coisas não acontecem como se fossem em turnos. Em jogos em turnos como Dofus você tem a opção de andar, e dependo dos pontos de movimentos de cada um a história muda completamente e não fica só no bate, cura…

  • Hodes

    8 de dezembro de 2008 às 12:12

    Aaah agora entendi o que você quis dizer e ainda não concordo, as coisas não acontecem como se fossem em turnos. Em jogos em turnos como Dofus você tem a opção de andar, e dependo dos pontos de movimentos de cada um a história muda completamente e não fica só no bate, cura…
    Sem falar nas magias que retiram os pontos de ações e movimentos, aí sim as batalhas tomam novos rumos mesmo.

  • Elemiah

    8 de dezembro de 2008 às 12:25

    Sinceramente…eu não concordo,nao totalmente.
    Por que?
    "“Turno Travado” e “Turno corrido (ou algo semelhante)”."
    Sim,eu podia te dar uma lista de jogos que isso realmente aconteçe!
    Mas vamos pegar Priston Tale para usar de exemplo,como no jogo praticamente não tem delay,fica aquela porraloquisse "ataca pota ataca ataca skill skill pota ataca pota",e você lá no meio de 300 monstros tomando cacetada.
    Axo que nesse contexto,fica complicado achar os "turnos" que você falou.
    Ou eles são relampagos…tipo,na velocidade que um eletron da a volta em um atomo,sei lá.
    Ps:acho que falei merda,nem leiam.

  • Elemiah

    8 de dezembro de 2008 às 12:32

    Concordo com Hodes,em jogos de turno as pessoas são obrigadas a fazer mais ações e pensar melhor nelas,pois tudo muda o rumo da batalha.
    Em um jogo "normal" é mais uma coisa…linear(não axei outra palavra!)
    Enfim,sao estilos de jogos diferentes e,por mais que existam "turnos",a história da batalha é totalmente diferente nos dois casos…É o que eu acho :P

  • Cannibal22

    8 de dezembro de 2008 às 12:38

    eu acho que respondi corretamente dando esses dois exemplos…
    me corrijam se eu estiver errado :X

  • AndreOps

    8 de dezembro de 2008 às 12:41

    em parte esta certo msm :D

    mas algums mmos nao sao assim

    como os exemplos do spook

    mas o mais em turno ke existe e runescape e briga de urso polar (sim ursos polar brigam em turno)

  • Hodes

    8 de dezembro de 2008 às 12:56

    Nem sei véi, nunca joguei nenhum dos 2 :/

  • Cannibal22

    8 de dezembro de 2008 às 12:40

    Está correto Bial…
    L2 e shadowbane e um exemplo aquele delay do inferno huahuahua…
    L2 tem a final form e outras skill's de mago mais a final form que e do demo(49min)…
    E ShadpwBane lança uma magia para suprir a outra (debuffo,congelo e ataco) ou fica mandando por essa ordem lança uma magia de campo , magia comum , ate mandar a outra de novo ela já foi carregada….
    ou ataca isso em low lvl toma uns hit e ataca novamente ou fica correndo =X
    teleport lançado uma vez 8minutos para poder usar novamente….

  • Adolfo

    9 de dezembro de 2008 às 2:07

    Também acho que está errado…mesmo porque com essa nova geração de novos action tudo mudou.
    Vou citar um exemplo no Lunia:
    Se um cara sabe jogar bem no Lunia,esse sabe fazer combos fodões que fazem com que o inimigo não consiga revidar(maldito combo infinito1!1one1).
    E também existem formas,em vários MMOs,de fazer com que seu inimigo pare de te atacar e coisa do tipo.

  • Hodes

    9 de dezembro de 2008 às 2:19

    Concordo, é mais reação do cara tentar sobreviver na luta do que turno =x

  • Ranmza Beoulve

    9 de dezembro de 2008 às 3:48

    Quase certo Magaiver, não se esqueça q quando ce fala em MMO está falando de tudo qualquer jogo massivo multiplayer, até os Casual Action, ou seja, sua teoria está meio furada, já que esse turno não existe em jogos do tipo Dragonica.

    Agora se pegamos um WoW da vida, a teoria se aplica hehe.

  • Magaiver

    9 de dezembro de 2008 às 6:09

    Bom, errei em falar que são MMO's, mas na verdade, se encaixaria ai os MMORPG's.

    E essa teoria fica evidente mais ou menos no começo dos jogos, quando você é mais fraco, e tem baixa velocidade de ataque. Quando você upa, a velocidade vai aumentando e você não percebe a diferença.

    Você pode vir isso tanto em Ragnarok, WoW, Tibia, etc…

  • Cannibal22

    9 de dezembro de 2008 às 8:04

    isso também se você investir em certos atributos…
    mais tem mmo's que a velocidade vai aumentando mesmo

  • Patrick

    9 de dezembro de 2008 às 9:18

    Tá confundindo Ação/Reação com Turno

    tur.no
    sm (fr tour) 1 Cada um dos grupos de pessoas a quem cabe fazer alguma coisa, revezando-se de maneira que a cada um caiba trabalho idêntico. 2 Ordem, vez. 3 Cada um dos períodos em que, na disputa de um campeonato ou torneio, cada concorrente enfrenta uma vez os demais participantes. 4 Cada um dos períodos em que, diariamente, funciona uma escola, com grupos diferentes de alunos. Cf com returno. Por seu turno: alternativamente, por sua vez.

    O turno é muita mais demarcado essa história de VEZ DE UM, VEZ DO OUTRO. Pega um finalfantasy, chronotrigger, esses tem o turno bem demarcado, e os mmos atuais, ragnarok, priston, cabal… Nos ultimos tu reage a alguma ação, tu pode chegar de mansinho e dar um pk e matar com um hit e o cara nem ver de onde veio o tiro, já no de turno existe um "cavalheirismo" tu desafia alguem para um duelo, e assim cada um tem a sua vez.
    Turno seria um jogo de xadrez e os demais uma luta de boxe ^^

  • TheFather

    9 de dezembro de 2008 às 9:55

    cala boca vei kdopskopdsaopdks eu nao imagino knight online como um mmo de turno.. reve esses conceitos ae plz…. the orc is reaaaaaaaally drunk hahaha

  • AndreOps

    9 de dezembro de 2008 às 11:23

    nao li oque o patrick falou mais axo ke nao tem essa de ação e reação em mmos :D

  • Cannibal22

    9 de dezembro de 2008 às 12:20

    estava jogando pso ontem eu percebi que……..
    nele a algumas coisas em turnos, quem joga deve saber, e como magaiver falou eu bato e o mob me bate, e tem um delay pequeno na hora de bater,que lembra um turno

  • SPOOK

    10 de dezembro de 2008 às 1:50

    E assim a gente volta a velha teoria: a skill do jogador faz toda a diferença :p
    Mais você se ligar nos turnos de ataque e "cooldows" de magia, isso que o torna um jogador diferenciado. E claro, isso se aplica "em turnos" entre ataque e defesa.
    No fundo, todo jogo que tenha ataque/defesa tem um funcionamento em turnos.

  • Cannibal22

    10 de dezembro de 2008 às 2:07

    Pso

  • Elemiah

    10 de dezembro de 2008 às 2:44

    Com certeza,mas não acho que em toooodos isso ocorra,e a principal diferença pra mim é q são estilos diferentes de lutas e de pensamentos,a luta tem um rumo diferente!

  • Elemiah

    10 de dezembro de 2008 às 2:46

    na verdade,eu acho que KO é um dos que realmente paressem de turnos,e fica evidente a existencia de turnos nele
    porem continua axando um erro caracterizar todo mmo como de turnos,sendo q a batalha toma rumos totalmente diferentes

  • Tinho

    10 de dezembro de 2008 às 6:35

    Pensando bem, todo MMO tem turno mesmo, é dificil ver algum MMO em que o monstro te ataque ao mesmo tempo que você ataca ele.

  • Cannibal22

    11 de dezembro de 2008 às 3:06

    …e difícil mesmo ma….eu vi um hoje…
    bem eu nunca quis jogar "Shaiya" pq pelo que eu vi, era uma copia descarada de "Lineage"…
    okok a tarde nada para fazer e com a minha nova net, resolvi baixar e vi que os mobs atacam ao mesmo tempo chega ate ser ridículo, você rodando com tudo no max e olhando de perto, ate percebe o seu char entrando dentro do mob O.O", cabuloso você entra em estado de metamorfose, tatata mais o que eu quis dizer e que atacam ao mesmo tempo xD~

  • SPOOK

    11 de dezembro de 2008 às 4:10

    Shaiya… nunca ouvi falar, mais parece ser interessante o char entrando dentro do mob hehehe

  • SPOOK

    11 de dezembro de 2008 às 4:14

    Claro, o que você faz a cada turno modifica as possibilidades do segundo, e é assim que a coisa começa a ficar interessante, pois a melhor combinação vence :p Dá uma lidinha na parte que fala dos "turnos corridos", é isso que acontece hoje na maioria dos mmo´s

  • SPOOK

    11 de dezembro de 2008 às 4:16

    e é aí que você tem que entra a sua evolução natural dentro do jogo. Você vai se adaptando aos seus novos turnos de ataque e se tornando cada vez melhor.
    Talvez por isso alguem que jogue em um server "high rate" demora mais a dominar o seu char, pois não passa pelo período de adaptação a nova velocidade/turno de ataque e defesa.

  • SPOOK

    11 de dezembro de 2008 às 4:18

    hehehe
    Pode crer, vi isso no Discovery Channel, e realmente é uma coisa inacreditável. Eles param um na frente do outro e: urso 1 dá uma patada, urso 2 fica parado. Depois disso, urso 2 dá uma patada na cara do outro, urso1 fica parado. E assim vai até um dos 2 não aguentar mais e dessistir!

  • Hodes

    11 de dezembro de 2008 às 4:20

    hahaha, se Neo fez isso no primeiro Matrix né… =D

  • Dii

    12 de dezembro de 2008 às 11:54

    Acho que você comparou jogo errado, Dofus alem de ser por turno é tactical tem MUITA diferença contra um convencional.

    Sem contar que no turno você leva muitos fator AGILIDADE, isso determina quem fara o turno primei e não sair fazendo matança.

  • José Victor

    6 de janeiro de 2009 às 12:42

    Jogo dofus desde o OB, pago desde o OB ( não desde o BR, faz uns 4 anos ) e olha eu acho que só vou parar de jogar para jogar wakfu.

  • SPOOK

    11 de dezembro de 2008 às 3:13

    Matrix é legal =D
    Lá tb vê um interrompimento dos turnos quando o Neo pára no ar pra pensa no que ele vai fazer hehehehe

  • Cannibal22

    11 de dezembro de 2008 às 8:24

    hahahaha…

  • Kirah

    13 de dezembro de 2008 às 5:38

    Tibia é definitivamente em turnos, mas somente em caso de ser player versus mob.

  • Kirah

    13 de dezembro de 2008 às 5:41

    É, cooldown muda tudo, principalmente por ser diferente para cada skill e player. O que acontece é que o conceito do turno é cada um ter a sua vez de jogar, o que não se encaixa. :B'

  • Quer comentar e ganhar gold e exp? Então acesse esse link e entenda melhor como funciona!


    Threaded commenting powered by Spectacu.la code.


  • rabbit: porra q raiva tem gvt em 3 cidades ao lado da minha pq n vem aki logo '-' ja tinha raiva desse fato agora intaum (VIXI) no site da gvt mostra cidade
  • JackN.: E concordo com o ZEREI, quanta exaltação com um post... kkk
  • JackN.: Imaginar o TOM de uma frase é total falta de senso, até porque nao vi grosseria nenhuma ali, e outra, tenho total razão em dizer que é RIDÍCULO a
  • Hidane: aqui em pernambuco tem gvt faz um bom tempo
  • castanha: gente me responde uma coisa se souberem...qual é + pesado iris ou metin2 ?...obrigado pela resposta
  • Streall: Aqui n tem problemaaa vivo na cidade do roubo(Brasilia)..

Perguntar não ofende

As mudanças no blog ajudam ou atrapalham?

View Results

Loading ... Loading ...


Mais ricos

  • 1 - Hidane (2448 Gold)
  • 2 - rabbit (1932 Gold)
  • 3 - Jordan Humberto de Souza (1803 Gold)
  • 4 - willy (1456 Gold)
  • 5 - Cristiana (1440 Gold)
  • 6 - Zerei (1101 Gold)
  • 7 - Alexandre (569 Gold)
  • 8 - LionMMO (532 Gold)
  • 9 - Linus (463 Gold)
  • 10 - Jack_ (450 Gold)

Bem vindo ao BlogMMO! BlogMMO

Login

Perdeu a senha?

Registrar-se nesse site


Strength indicator
Hint: Your password should be at least seven characters long. To make it stronger, use upper and lower case letters, numbers and symbols like ! " ? $ % ^ & ).

captcha image

Registre-se!!!

E comece a ganhar gold e experiência para poder comprar keys para jogos, badges e o que mais estiver na nossa (futura) lojinha!!!